Apresentação

Apresentação

A realização do XVII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e VI Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, em Belém do Pará, constitui-se como um fato de significativa relevância, em face da posição estratégica que o PPGED ocupa na formação dos quadros da educação básica e superior da Região Norte, tendo assim papel relevante na garantia do direito à educação, além de ser o primeiro PPG a abrigar um curso de Doutorado em Educação na Região Norte é o único com avaliação 5 (cinco) da região.

Discutir sobre aeducação no âmbito da pesquisa e Pós-graduação na Amazônia, hoje, se reveste, ainda, de maior força, sobretudo, pela contradição identificada entre a riqueza de recursos extraída da região e os baixos indicadores sociais apresentados, sendo destes, os indicadores educacionais uns dos mais graves do país. Além disso, essa região ocupa posição estratégica para o planeta com a aceleração do aquecimento global, uma vez que ela representa 67% das florestas tropicais do mundo inteiro. A Amazônia possui a floresta com a maior biodiversidade do mundo em que um hectare contém cerca de 500 espécies de organismos que formam um fabuloso acervo para a indústria farmacológica, além de um potencial energético inestimável, em razão de sua rede hidrográfica, que corresponde a 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e somente 3,5 milésimos da população mundial, com uma densidade de 2 hab./Km². Trata-se também de um território com grandes reservas minerais, capaz de diversificar a industrialização do setor, assim como potencial para o desenvolvimento de projetos agrícolas e pecuários.

Ter a Amazônia como lócus de realização de um evento dessa envergadura é ainda mais pertinente, em razão de que um dos maiores entraves ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, segundo especialistas, é o baixo número de doutores formados na região e a dificuldade para atrair profissionais de outros Estados. Os indicadores da Pós-graduação disponibilizados pela CAPES revelam que o quantitativo de doutores na Amazônia Legal representa um percentual ainda muito pequeno (cerca de 7%) em relação ao total de doutores do País. E, além disso, somente 5% dos investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia são direcionados para a Amazônia Legal.

Nesse cenário, é de suma importância discutir os desafios para a educação pública no Brasil e no mundo no contexto de crise do capitalismo contemporâneo, que se expressa, especialmente, pela destruição do meio ambiente, da emergência climática, do aumento das desigualdades sociais no contexto da COP 30 que acontecerá na cidade de Belém. Destaca-se, ainda, a importância de discutir as reformas na educação com o avanço das tecnologias digitais, aceleradas após a pandemia causada pelo Covid-19, o que tem favorecido o avanço da financeirização, da digitalização e da plataformização do ensino.

O XVII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e VI Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores se constitui em uma oportunidade privilegiada para a reunião de pesquisadores em educação do estado do Pará, da Região Norte, de outras regiões brasileiras e de outros países, para se divulgar o que se vem sendo produzido no âmbito dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA.

Esperamos, assim, de maneira mais ampliada, que as atividades desenvolvidas no âmbito dos Seminários, possam contribuir para que os pesquisadores participantes e suas respectivas produções sejam divulgadas em âmbito nacional e internacional, mantendo o compromisso com a formação de seres humanos em seu sentido integral e complexo, pautado em formas de sociabilidades que se orientem pela igualdade, emancipação e afirmação das diferenças, isto é, uma formação omnilateral, exercida ininterruptamente nas várias dimensões do desenvolvimento humano: cultural e de trabalho, gênero, etnia egeracional.

Cronograma

Datas Importantes

Confira as datas importantes do evento e seus prazos.

  • Inscrições e Submissões de Trabalho
    02/09/2025 a 10/10/2025

    Prorrogada até 23/10/2025
  • Avaliação dos Trabalhos:
    13/10/2025 a 26/10/2025

    Prorrogada até 31/10/2025
  • Divulgação dos Resultados:
    03/11/2025

    Prorrogada para 10/11/2025
  • Inscrição no evento sem apresentação de trabalho:
    02/09/2025 a 24/11/2025

  • Realização do Evento:
    03/12/2025 a 05/12/2025

Promoção e Apoio